O atendimento aos contribuintes que optaram em antecipar o pagamento do IPTU e da Taxa de Coleta de Lixo/2020 e garantir, assim, descontos de 15% ou 10%, foi agilizado através de uma força-tarefa, que permitiu fossem realizados cerca de 4.560 atendimentos presenciais, de forma eficaz e em tempo reduzido. Essa ação, em modelo fomentado pela Associação Caxiense de Fiscais de Tributos Municipais – ACAFIT desde 2017, tem oferecido excelentes resultados, reduzindo consideravelmente o tempo de espera em fila por parte dos contribuintes.
O prazo para pagamento do IPTU e Taxa de Coleta de Lixo, em Cota Única, encerrou em 24/01/2020 e nesta etapa foi arrecadado o valor de 110 milhões de reais a título de IPTU e Taxa de Coleta de Lixo que correspondem ao percentual de 66,78% do lançamento total de IPTU e de Taxa de Coleta de Lixo.
Esses tributos são utilizados em prol da própria comunidade, através de investimentos em diversas áreas, tais como obras de infraestrutura, pavimentação, asfaltamento de ruas e estradas, educação, saúde, programas sociais, dentre outros.
A Fiscalização do IPTU, no Planejamento para 2020, elaborou documento com diversas propostas de otimização fiscal, com o intuito de melhorar o serviço ao cidadão e incrementar a receita municipal, respeitando os critérios da legalidade e da justiça fiscal.
Até o final de 2020, a expectativa é que esses mesmos tributos garantam o ingresso de 146,3 milhões de reais nos cofres públicos.