Ação congregará a fiscalização tributária com a finalidade de assegurar maior dinamismo e agilidade no atendimento aos contribuintes que buscam o pagamento do IPTU/2019 em Cota Única. Uma força-tarefa está sendo montada para agilizar o atendimento aos contribuintes que pretendem antecipar o pagamento do IPTU de 2019 e garantir, assim, descontos de 15% ou 10%. Essa ação, em modelo fomentado pela Associação Caxiense de Fiscais de Tributos Municipais – ACAFIT desde 2017, tem oferecido excelentes resultados, reduzindo consideravelmente o tempo de espera em fila por parte dos contribuintes.
“Trata-se de modelo que integra o Plano de Ação Fiscal, que propõe ações para o enfrentamento da crise financeira, entregue à Secretária da Receita Municipal, Sra. Magda Regina Wormann, em janeiro de 2018”, destaca Marilene Malacarne Golin, Presidente da ACAFIT. Ainda, segundo a dirigente, “o documento se traduz em diversas propostas de otimização da área fiscal e que tem por intuito melhorar o serviço ao cidadão e incrementar a receita municipal, respeitando os critérios de justiça fiscal”.
O prazo para pagamento do IPTU/2019 em Cota Única é 25/01/19. Até lá, a expectativa é arrecadar 100 milhões de reais a título de IPTU e Taxa de Coleta de Lixo, receita importantíssima para a manutenção de serviços essenciais à população, como os relacionados à saúde e à educação. Até o final de 2019, a expectativa é que esses mesmos tributos garantam o ingresso de 143,4 milhões de reais nos cofres públicos.